Veja dicas para harmonizar molduras, quadros e paredes em casa

Não é apenas uma questão de gosto, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher uma moldura

Para valorizar ainda mais um diploma (esteticamente falando), dar um toque divertido nas fotos da parede ou mesmo preservar uma pintura, a moldura tem um papel fundamental... e decorativo.

>> Veja mais dicas de decoração

Seguem algumas dicas para melhor aproveitar este recurso e deixar as paredes da sua residência ou escritório com a sua cara.

* Para harmonizar bem com o ambiente, as cores escolhidas do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada, um tapete... O tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local.

* Evite exceder na quantidade e no tamanho dos quadros quando o local tiver dimensões pequenas ou que já conte com muitos móveis.

* Procure adequar o estilo do quadro ao estilo da moldura. E ambos devem não podem conflitar com o clima do cômodo. Uma sala clássica com móveis de mogno fica destoante com um quadro com uma moldura moderna. Ambientes modernos pedem quadros com texturas ou gravuras.

* Vidros para trabalhos em papel podem ser o modelo anti-reflexo.

* As molduras até são dispensáveis em alguns quadros, mas caso a tela seja uma pintura a óleo, o mais indicado é usar sempre a proteção lateral..

* Uma moldura côncava deixa a impressão mais aumentada da obra. Muito útil para quadros pequenos. Já uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa, dando a impressão de que ela está saindo da parede.

* Se o desenho for mais dramático, mais denso, vale usar molduras de linhas fortes para conter a imagem. Para coisas mais delicadas, a moldura simples e leve não atrapalha.

* Procure usar cores marcantes no passepartout (aquela tela que separa a obra com a moldura). Com isso, a imagem fica mais separada da moldura e cria uma sensação de perspectiva. Tonalidades mais claras como o bege podem ser usados para acentuar as cores mais fortes.

* Pintura com cores mais vibrantes e quentes como o vermelho, o uso de molduras igualmente quentes ajuda na valorização. Já as cores frias como o verde pede cores similares.

Fonte: hagah
Comente: