Dicas para aplicar texturas e resinas

Tintas especiais e pinturas têm função importante na hora de renovar o visual da casa

Renovar a casa implica, muitas vezes, em uma pintura nova. Para o lar ficar com outra aparência, uma alternativa é investir em aplicação de texturas nas paredes. Além de decorativa, a técnica pode esconder remendos e imperfeições. Outro ponto que também precisa de pintura é o telhado. Muitos moradores esquecem que as telhas precisam de aplicação de resinas, que protegem e evitam infiltração e umidade. O Pense Imóveis traz dicas para a hora da reforma.

texturas

A loja de artigos para construção Leroy Merlin, em Porto Alegre, promove cursos sobre como aplicar texturas e resinas. Em primeiro lugar, é importante tomar cuidado com a escolha da marca. Existem cerca de 600 fábricas de tinta no país, mas apenas 16 são normatizadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Tinta (Abrafati) e respondem por 80% da produção total.  Além disso, deve-se comprar a mesma cor de textura e de tinta para a primeira demão, para que o fundo tenha a mesma cor.

tintas

Segundo o responsável pelos Serviços de Atendimento ao Consumidor da marca de tintas Hydronorth, Everton Santos, outra dica importante é ficar atento às instruções que constam na embalagem do produto. “Os consumidores não têm o hábito de ler manuais e rótulos e acabam errando na aplicação”, disse.

Como aplicar texturas
Os produtos especiais para textura têm aplicação muito simples. Os materiais utilizados são os mesmos para a pintura comum.

materiais

A espátula serve para espalhar a tinta na superfície. Com a desempenadeira de aço, é possível nivelar e tirar excessos, enquanto a de plástico serve também para decorar. Os rolos podem ser especiais e decorativos, ou simplesmente para pintura comum, de lã ou espuma. de A fita crepe deve ser usada para os limites da pintura, a fim de que o acabamento fique reto e sem manchas.

textura amarela

Esse exemplo de textura é feito com rolo decorativo.

textura amarela

A massa na parede deve ser nivelada até estar com dois ou três milímetros de espessura.

textura amarela

Logo após, passe o rolo decorativo molhado em solvente ou detergente neutro. Não pressione muito.

rolo de pintura

O rolo, geralmente usado para  pintar as paredes, tem função decorativa nas texturas.

textura branca

Passando o rolo de espuma rígida na massa lisa, a parede fica com efeito áspero.

textura branca

Outra importante ferramenta na hora da pintura, o misturador de tinta também serve para fazer arte nas paredes. Com ele, é possível criar um efeito craquelê.

As texturas levam, em média, três horas para começarem a secar. Durante duas horas, o pintor pode retocar a decoração, pois a tinta pode ser novamente nivelada. A textura lisa leva mais tempo para secar, chegando a 18 horas de espera.

Após pintar as paredes, o dono da casa não pode abrir portas e janelas ou a umidade da rua não permitirá que a tinta seque. Para saber a evolução da secagem, é recomendado tocar na área com tinta de seis em seis horas.

Cuidados com as telhas
Como poucas pessoas reparam no telhado, quase nenhum morador se preocupa em pintar. No entanto, a tinta certa evita acúmulo de calor dentro de casa e água parada nas telhas, o que causa estrago precoce.
camera 3D

Antes de passar a resina, é necessário lavar a superfície do telhado com limpador especial ou cloro, nunca com ácido muriático, que danifica o material, e esperar secar por 48h. Quando as telhas estiverem secas, deve-se passar uma base protetora na superfície e esperar secar por 6h. Feito isso, chega a hora de pintar com a resina especial para o tipo de telha usada em casa, cerâmicas, de cimento ou galvanizadas.

>> Dicas
Caso os produtos apresentem problemas, o consumidor tem 48h para reclamar da tinta. A empresa deve ir em 30 dias até a casa para verificar a ocorrência. Para ter garantia, é necessário apresentar a embalagem do produto usado.

Fonte: Pense Imóveis
Comente: