Faça sua própria luminária

Designer ensina passo a passo como construir um candelabro a partir de potes de vidro

A designer americana Kara Paslay ensina a fazer uma luminária a partir de potes de conserva (de vidro). Veja abaixo o passo-a-passo com fotos da própria Kara.

Atenção: não nos responsabilizamos por problemas elétricos durante ou após a confecção do candelabro. Se você não se sente seguro, chame um eletricista.

Primeiramente, reúna todo o material necessário:

- Potes de vidro com tampa de rosquear - 6 grandes, 9 médios de tampa larga e 6 pequenos
- 15 metros de fio isolado 1,0mm² duplo dourado ou prateado (próprio para lustres)
- Nipples de aço de espessura 3/8"
- Porcas (as que melhor se encaixarem no nipples)
- Braçadeiras pequenas
- 4 Soquetes sem chave
- 4 presilhas de aço galvanizado
- 1 tampão (cap) de esgoto de PVC 75mm (encontrado na seção de encanamentos. Usamos o tampão como suporte no teto porque dá bastante espaço para acomodar todos os fios que chegam para fixação.)
- 3 parafusos com porca (para prender a presilha ao teto)
- 2 prensa-fio (também chamado conector, e às vezes localizado na seção de acabamentos das lojas)

escritório

escritório

escritório

escritório

escritório

escritório

Passo 1 - Faça um furo no meio das tampas dos potes

Passo a passo

Passo 2 - Escolha 4 potes (2 grandes e 2 pequenos) e faça outros furos nas tampas. Esses potes serão os que vão ter lâmpadas dentro, por isso as tampas precisam de buracos extras, para liberar calor. Também é preciso que o buraco do meio seja grande o bastante para caber o nipple.

Passo a passo

Passo 3 - Corte 21 pedaços de fio com 61 centímetros cada

Passo a passo

Passo 4 - Use um descascador de fios ou uma lâmina de barbear para separar as duas metades do revestimento plástico do fio e para expor o metal que está dentro.

Passo a passo

Passo 5 - Nas tampas dos potes que não receberão lâmpadas, empurre o fio para dentro pelo furo central.

Passo 6 - Passe um dos lados do fio pela arruela e depois enrosque-o à outra metade do fio, para que fiquem presos e seguros.

Passo a passo

Passo 7 - Agora é a hora de trabalhar nas tampas que receberão as lâmpadas. Primeiro, é preciso cortar os nipples em um tamanho de 2,5 centímetros. Talvez você encontre menores, caso contrário, é preciso cortá-los.

Passo a passo

Passo a passo

Passo 8 - Enrosque as porcas uma em cada nipples.

Passo a passo

Passo 9 - Passe o nipple pelo buraco central da tampa. Depois, enrosque o soquete sem chave no nipple, prendendo tudo junto.

Passo a passo

O soquete sem chave se parece com esta imagem abaixo quando você compra. Tirando a capa de papel cartão, você vê o soquete em si. Faça isso mas não jogue fora a capa.

Passo a passo

Passo 10 - Empurre o fio por dentro do nipple e separe cada metade de um lado do soquete. Sinta a ponta metálica das duas partes do fio. A ponta áspera deve ser presa ao parafuso prateado do soquete, e a ponta macia vai com o parafuso de bronze.

Passo a passo

Passo a passo

Passo 11 - Afrouxe os parafusos, enrosque cada fio no lado correspondente, e depois aperte o parafuso novamente.

Passo a passo

Passo 12 - Recoloque a capa de papel cartão do soquete sem chave.

Passo 13 - Faça um furo no meio do tampão de PVC e pinte da cor desejada. Se o tampão for muito alto para o seu gosto, você pode diminui-lo. Aqui, foram tirados cerca de 2,5 centímetros.

Passo a passo

Passo a passo

Passo 14 - Coloque todas as tampas nos potes, deixando-as bem firmes. Junte os fios de todos os potes, erguendo uns mais do que outros, para dar à luminária a forma que você desejar. É interessante ter alguém por perto para ajudar neste passo, pois os potes podem ficar bem pesados, todos juntos.

Passo a passo

Passo 15 - Quando você tiver chegado à forma que deseja, empurre todos os fios para dentro do tampão de PVC, pelo furo, e prenda-os com a braçadeira. Aperte tanto quanto for possível! É ela que vai segurar o peso de todos os potes.

Passo a passo

Passo 16 - Na parte de dentro da cápsula, corte todos os fios dos potes sem lâmpada no mesmo tamanho (veja na imagem acima). Na verdade, é aconselhável etiquetas todos os fios desde o começo, para não correr o risco de cortar o errado mais tarde.

Passo 17 - Separe as duas metades do revestimento plástico dos quatro fios dos potes com lâmpada. Depois enrosque todos os fios neutros juntos e, em outro grupo, todos os fios fase juntos. Fios fase = fios macios ; Fios neutros = fios ásperos.

Passo a passo

Passo 18 - Corte um pedaço pequeno de fio e, em cada ponta, separe as duas partes da capa plástica, desencapando a ponta até expor o metal interno. Fica com dois lados bifurcados.

Passo a passo

Passo 19 - Una cada ponta ao fio correspondente no tampão de PVC e coloque o prensa-fio para unir firmemente e dar segurança.

Passo a passo

Passo 20 - Por último, faça furos no tampão de PVC/suporte no teto que correspondam à presilha e use os três parafusos com porca para pendurar. E, é claro, conecte as duas pontas que sobraram do "rabo de porco" a cada fio correspondente vindo do teto. (Fios do teto: azul claro = neutro; preto, vermelho e azul escuro = fase)

Passo 21 - Dê um passo para trás e admire sua criação!

Passo a passo

>> Fala inglês? Veja outros passo-a-passo no blog de Kara Paslay.

Comente: