King size? Queen size? Qual o tamanho certo de colchão para você

Especialistas lembram: meça seu quarto antes de se empolgar com cama enorme

A cama que está na vitrine da loja é linda e coube no seu bolso? Ótimo. O pesadelo aconteceu quando você chegou em casa e percebeu que, ao contrário do colchão, seu quarto não era King size. Afinal, qual o tamanho certo de colchão para você? 

O Pense Imóveis ouviu especialistas para ajudar a escolher.

Padrão e nomenclatura
Alguns tamanhos de colchão são padrões para todas as marcas, enquanto outros são específicas de determinadas fabricantes - e existem, ainda, os feitos sob encomenda. Em termos de nomenclatura, percebe-se certa divergência. Andreu Monteiro, responsável por treinar os funcionários da loja especializada Ortobom, usa apenas as referências solteiro e casal. "A empresa prefere identificar o tamanho pelas dimensões de altura e largura, assim evitamos confusões", esclarece.

Lilian Schwarcz, proprietária de lojas da VivaBem Colchões em Porto Alegre, representante da outra marca, adota nomes para diferenciar as medidas:

- Solteiro - 1,88 m de altura x 0,78 m de largura ou 1,88 m x 0,88 m
- Meio casal - 1,88 m x 1,23 m de largura
- Casal - 1,88 m de altura x 1,38 m de largura
- Queen size - 1,98 m de altura x 1,58 m de largura
- King size - 1,98 m de altura x 1,85 m de largura
- Super king - 2,03 m de altura x 1,93 m de largura

Colchão de solteiro

Profundidade
"A profundidade do colchão não interfere na qualidade do sono, mas deve ser levada em conta no caso de determinadas camas, por causa da altura da cabeceira, por exemplo", alerta Lilian. Segundo ela, a medida depende do material. Colchões de espuma podem variar entre 12 centímetros e 25 centímetros, dependendo da densidade, enquanto os de mola ficam entre 20 centímetros e 40 centímetros. Variações podem ser feitas sob encomenda.

Em relação ao tamanho, Monteiro sugere que se observe as medidas do quarto antes de comprar o colchão. "Muitos clientes ficam seduzidos por camas grandes que não cabem no cômodo", diz.

Saiba mais
>> Dicas para escolher o colchão ideal
>> Sono reparador vai além do colchão
>> Travesseiro certo contribui para noite de sono
>> Como fazer a manutenção do colchão

Fonte: DÉBORAH SALVES  -  Pense Imóveis
Comente: