Nova utilidade para a velha lâmpada

Veja como fazer para reutilizar o bulbo de vidro das incandescentes e transformá-lo em decoração

Por enquanto, a maioria das casas ainda usa lâmpadas incandescentes. Essa realidade está mudando aos poucos, com a gradativa substituição por modelos fluorescentes ou de LED.  No Brasil, o processo ainda está no começo, mas no exterior as lâmpadas já estão mais descartadas e, com isso, começaram a ser encontradas formas criativas de usar o bulbo de vidro das incandescentes.

terrário lâmpada

No site Etsy, que comercializa produtos feitos a mão, são várias as opções de terrário. O construído em um bulbo de lâmpada incandescente chama a atenção especialmente por dar um destino legal, além de fofíssimo, para um material que ninguém mais vai utilizar.

vasos lâmpada

Outra opção é criar pequenos vasos num arranjo suspenso. O site Care2 dá dicas para que você faça um igual.

lâmpada romântica

Também é possível uma versão romântica para as lâmpadas que não são mais usadas. É um enfeite de mesa para presentear a quem se ama, sugerindo que ela é “luz da sua vida”.

terrário lâmpada

Para quem quer se arriscar a fazer seu próprio terrário em casa, o Etsy traz o passo a passo e facilita o processo. Primeiro, veja o que é necessário para começar:

- Lâmpada transparente velha
- Areia
- Musgo artificial
- Muda de planta (escolha uma que não precise de água)
- Alicate
- Parafuso de cabeça chata
- Pinça
- Luvas de borracha
- Óculos de segurança
- Tigela ou caixa de papelão

Passo 1 - Organize o seu espaço de trabalho: coloque uma caixa de papelão ou um pedaço de papel embaixo para apanhar os restos (há muito, e ele vem na forma de cacos de vidro). Coloque em suas luvas e óculos de segurança para não ter acidentes.

primeiro passo lâmpada

Passo 2 - Retire a ponta de metal da lâmpada: comece por puxar a ponta de metal na parte inferior do bulbo usando o alicate. Uma vez que você pegar o lado, fica mais fácil de puxá-la.

miolo preto lâmpada

Passo 3 - Retire o miolo de vidro preto: essa é a parte mais difícil. É preciso esmagar a peça preta de vidro com o alicate. Feito isso, puxe para fora. Esse processo pode ser mais demorado, levando uns minutos para conseguir tirar tudo.

parte interna lâmpada

Passo 4 - Retire a parte interna: depois de quebrar o vidro preto, é hora de tirar as “vísceras” da lâmpada. Pegue uma chave de fenda de ponta chata e insira no bulbo. Dobre o punho para baixo, puxando devagar. Mesmo com cuidado para não quebrar a lâmpada, é necessário ter bastante firmeza nesse momento.

areia lâmpada

Passo 5 - Adicione areia e material vegetal: comece por acrescentar um pouco de areia como base. Cerca de três ou quatro colheres de sopa, dependendo do tamanho do seu bulbo. Adicione a muda de planta usando a pinça.

Preste atenção, pois há uma lista sobre o que fazer ou não quando se trata de o que colocar no seu terrário:
> Use areia ou pequenas pedras.
> Use de plantas de ar que não precisam de água.
> Coloque em seu terrário um pouco de água.
> Não use musgo vivo, é muito exigente para sobreviver neste ambiente. Em vez disso, use musgo preservado.
> Não use terra.
> Não mantenha o terrário no escuro.

Fonte: Pense Imóveis
Comente: