Decoração ecológica

Artesã cria coloridos quadros de mosaico com recortes de plástico e papelão

Aproveitar embalagens de plástico e papelão para fazer peças decorativas pode parecer inusitado para a maioria das pessoas. Não para a artesã Andrea de Lima, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que dá uma lição de consciência ecológica ao reciclar os materiais para a criação de coloridos quadros.

quadro mosaico ecológico

Quem entra na casa de Andrea se impressiona com a quantidade de mosaicos espalhados pelas paredes. Para confeccionar as peças, a artesã usa uma técnica simples, que confere um resultado multicolorido. No lugar dos tradicionais fragmentos de pedras, o processo de colagem é feito com recortes de caixas de papelão e de potes de alimentos industrializados.

– Conheci a técnica em um programa de televisão. Não é muito fácil, mas treinando consegui aprender. Tem que ter paciência para fazer toda a colagem, mas dá resultado – diz a artesã, que produz as peças sob encomenda e ministra oficinas de arte decorativa em ateliê.

Questionada sobre a mudança da matéria-prima na criação dos quadros de mosaico, Andrea explica que, além de baratear o custo da peça, consegue dar um destino ecológico para um material que seria colocado na lata do lixo.

Para iniciar a montagem, a artesã elege um desenho, que é transferido com lápis para um painel de madeira. Definidas as cores, o plástico e o papelão são cortados em pedaços pequenos e colados sobre a superfície até preencher a gravura. Depois, a profissional passa massa corrida para cobrir os espaços existentes entre os recortes, retirando o excesso com um pano úmido. Para finalizar, o verniz é aplicado para impermeabilizar a colagem e conferir o brilho parecido com o de azulejos à peça.

Fonte: LEANDRO BELLES  -  Casa&Cia - Zero Hora
Comente: