Sala de jantar e cozinha integram área social

Projeto coloca ambiente voltado para os fundos da casa, com integração facilitada por fechamentos de portas de correr

O volume de alvenaria de 16,5 metros quadrados acomoda a cozinha – como toda a área de serviço, voltada para a frente da casa. Com esta planta, projetada pelo escritório Cantergiani+Kunze Arquitetos, fica liberado o fundo da residência para território privativo da área social, integrada ao pátio e ao volume construído ao fundo do terreno. Este pavilhão, na sequência da piscina, abriga a churrasqueira com o conforto de um estar e jantar.


cozinha integrada


Voltada para fachada, a cozinha tem fechamento feito por meio de uma esquadria ampla de correr, protegida do sol intenso da tarde por brises – de estrutura de aço com madeira por fora e, para o interior, refletem a luminosidade na suas costas pintadas de branco.


cozinha integrada iluminação


A iluminação da área social com cozinha integrada segue o layout, com rebaixo de gesso liso, onde há sancas lineares nas paredes da sala com iluminação indireta (lâmpadas fluorescentes):


– Mesclar a iluminação indireta (fria) com as lâmpadas halógenas e incandescentes deixa o ambiente aconchegante, sem que fique escuro – ensina a arquiteta Nathalia Cantergiani, autora do projeto, junto com Cristiano Kunze e Andrea Soler Machado.

porta de correr


A porta de correr que encobre a cozinha quando fechada é de MDF pintado, com o trilho na parte superior, embutido no forro.


brises


A cozinha, único reduto com piso frio, é voltada para a fachada da casa. Observe os brises pintados de branco para o lado de dentro.


O antigo escritório do grupo, Espaço Sideral, tem projetos vencedores de vários concursos públicos latino-americanos e nacionais de arquitetura. Entre eles, o da biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, publicado em 2004 no livro Brasil Jovens Arquitetos, de Roberto Segre.

Leia mais
>> Ambientes integrados aproveitam o terreno
>> Conheça a revista Pense Imóveis


Fonte: ELEONE PRESTES - CASA&CIA  -  Zero Hora
Comente: