Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

Técnica chinesa ajuda a harmonizar disposição de objetos como espelhos e eletroeletrônicos

O feng shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes a partir da disposição dos objetos. Segundo a consultora Letícia Andrade, os asiáticos acreditam que, com o feng shui, é possível garantir uma vida mais saudável para os habitantes da casa – o que inclui, por exemplo, melhorar a qualidade do sono.

Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

Letícia explica que é importante que o dormitório seja propício ao descanso e que os elementos dentro dele sirvam de forma adequada a essa finalidade. De sua experiência, a consultora relata que os principais problemas nos quartos são a disposição inadequada de espelhos, objetos eletrônicos e celulares. "A combinação de cores também costuma ser um fator de distúrbio do sono", acrescenta, destacando, ainda, que os banheiros das suítes merecem atenção especial.

Banheiro
Segundo a consultora, o recomendado para garantir um sono tranquilo é que a porta do banheiro seja mantida fechada. "Ali há energia de eliminação e o dormitório possui energia de descanso, o ideal é manter estas duas energias sempre separadas, para evitar a sensação de cansaço ao acordar", explica.

Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

Espelhos
Os espelhos, quando posicionados em locais que refletem a cama, devem ser cobertos ao dormir. Isso porque o menor feixe de luz que entre pela janela será refletido e incidirá em quem está deitado. O movimento da luz, segundo Letícia, gera sobressaltos no sono. O uso de cortinas do tipo blecaute nas janelas também é uma forma de reverter essa situação.

Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

Além disso, a consultora ressalta que deve-se evitar espelhos rachados ou que tenham aparência de envelhecidos. "Ao ver a imagem com as 'sujeirinhas' do vidro, o cérebro tende a interpretar que a aparência da pessoa tem algum problema", explica.

Eletrônicos, rádios-relógios e celulares
Assim como a luz refletida no espelho, o excesso de eletricidade no cômodo também interfere na tranquilidade do sono. Por isso, deve-se evitar deixá-los próximos à cama. No entanto, por uma questão de conforto, é comum a presença de televisores, rádios e computadores ao lado do local de descanso. A sugestão de Letícia, nesse caso, é retirar os aparelhos da tomada antes de dormir.

Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

O campo eletromagnético gerado por celulares e rádios-relógios no entorno da cabeça é outro fator que prejudica a qualidade da noite. Segundo a consultora de feng shui, o ideal é afastar tais objetos, deixando-os a pelo menos um metro de distância da cama.

Cores
Não existe uma cor certa para o dormitório, cada caso merece um estudo antes de ser pintado, afirma Letícia. Apesar disso, ela indica tonalidades que funcionam como coringas para a harmonização do feng shui.

Feng shui no quarto pode melhorar qualidade do sono

Os tons neutros, como creme e bege, aparecem nessa lista, mas o destaque fica por conta do cinza claro. "É a melhor cor para a decoração dos dormitórios, pois representa o elemento metal, o mais forte para cura e proteção", conclui.

Leia mais
>> Aromaterapia ajuda a transformar o ambiente
>> Harmonia planejada com feng shui I e II
>> Plantas que ajudam a proteger o lar
>> Conheça o Guia de Pintura do Pense Imóveis

Fonte: Bem-Estar
Comente: