Escritório montado para trabalhar em casa

Antes de montar um home office, é preciso cuidar da escolha do local, dos móveis e até da iluminação

Trocar o tradicional ambiente de trabalho coletivo pela independência do escritório em casa tem sido a opção de muitos profi ssionais. Dependendo da atividade, transformar um cômodo da casa em home office pode significar mais praticidade e conforto. Porém, antes de eleger um canto para chamar de escritório, algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

Antes de mais nada, olhe ao redor. Há espaço sufi ciente para abrigar todas as coisas das quais você precisa? Faça uma lista dos móveis e objetos essenciais para o seu tipo de atividade. Verifique se a estrutura elétrica do local está em ordem, se o ambiente é arejado e se a iluminação é sufi ciente.

home office pense imóveis

Segundo o arquiteto e construtor Marcello Bokel, pensar em formas de separar o ambiente profissional do familiar pode ser um truque importante para garantir a privacidade e a produtividade. Para pessoas que trabalham com atendimento, como psicólogos e acupunturistas, por exemplo, a dica é isolar o local de trabalho do resto da casa.

– Nem todos podem construir um cômodo extra, então a solução é trabalhar com isolamento acústico nas paredes – completa Bokel.

Escolher os móveis mais adequados também é um ponto importante. Para o designer de interiores Rogério Tavares, a palavra de ordem deve ser conforto:

– O ideal é que a cadeira tenha regulagem de altura e braço, para que a pessoa possa apoiar o cotovelo.

Gaveteiros, estantes e armários também são boas pedidas para ajudar a organizar documentos e deixar objetos necessários ao alcance da mão. Para a mesa, materiais muito frios, como granito, podem não ser confortáveis. O aconselhável, segundo Tavares, é investir em mesas com tampos de madeira ou vidro.

– O vidro suja mais fácil, mas sua manutenção é simples – pondera.

home office pense imóveis

Uma mescla do clássico com o contemporâneo marca o home office que integra residência em Caxias do Sul projetada pela arquiteta Marcele Muraro. O mobiliário tem design atual, com formas puras e laca dourada alto brilho. As poltronas de aproximação e a cadeira de couro, todas com encosto em capitonê, e o tapete Tabriz evocam o classicismo.

Iluminação funcional e aconchegante
Para a iluminação, a tendência, segundo o engenheiro civil e dono de loja especializada em projetos de iluminação Rafael Andrade, é deixar o ambiente o mais funcional e aconchegante possível. Para isso, investir em lâmpadas, equipamentos e reatores adequados para cada espaço é primordial.

– Em ambientes com características de casa e escritório, nos preocupamos em dispor uma iluminação capaz de atender à necessidade funcional com lâmpadas fluorescentes com cor corrigida (para se parecer com a luz do dia). Podemos optar também por luminárias tipo pendente na mesa de trabalho e luminárias de mesa – diz.

>> ATENÇÃO
> Procure móveis ergonômicos para não prejudicar coluna e articulações. Dê preferência para cadeiras com encosto para as costas, braço para apoiar cotovelos e que seja regulável. Ao sentar-se, os pés devem encostar no chão, com joelhos formando um ângulo de 90 graus.

> Escolha os móveis de acordo com o espaço disponível para o seu escritório e otimize o espaço. Se for muito pequeno, uma ideia é substituir o computador convencional por um notebook.

> Abuse de gavetas, armários e estantes. Organização é importante para a produtividade.

> A medida ideal para a mesa é de 60cm por 120cm. Do chão ao tampo, a altura indicada é de 75cm, mas pode variar de acordo com a estatura. Se a cadeira fi car entre a mesa e a parede, procure deixar um espaço de 110cm.

> Evite deixar em frente ao seu campo de visão cores muito fortes, para não ter distrações ou estresse mental. Uma solução é pintar a parede com tons pastéis ou cobri-la com papel de parede com motivos pequenos e pouco chamativos.

> O ideal é que a tela do computador fique a uma distância entre 75cm e 90cm dos olhos.

Leia mais
>> Home office permite horários flexíveis
>> Ideias para decorar o seu home office
>> Casas com escritório no RS e em SC

Fonte: Correio Braziliense
Comente: