Como cuidar da pimenteira para ajudar no tempero da casa

Além de fazer bem para o coração, vasos com pés de pimenta são tendência na decoração

Tem quem leve a vida de forma picante, tem quem goste de comida apimentada e tem quem goste de ficar em casa sem nada para fazer. Tem quem regue suas plantas e tem quem só saia para comer fora. E ainda tem quem use para se proteger do mau-olhado. Mas é difícil achar alguém que não gosta de pimenta. Seja temperando as refeições e a vida com as mais diversas cores e sabores. Andréia Possamai, sócia da floricultura Casa di Fiore, fala sobre cuidados para ter uma pimenteira bonita e digna de assim ser chamada.

como cuidar da pimenteira pense imóveis

Primeiramente, uma coisa deve ficar clara: é uma planta que exige cuidados como qualquer outra, mas assim como seu fruto, tudo a respeito dela deve ser bem dosado. “Muitas pessoas adubam frequentemente e estão sempre regando. Quando compram uma, muitos jardineiros dizem que deve ser mantida no sol, mas sem os detalhes desses cuidados, todas essas ações vão apenas encurtar a vida da planta”, comenta Andréia.

Bruna Neto, estudante de jornalismo de Blumenau, possui uma e nos procurou para esclarecer as mesmas dúvidas de todo iniciante no cultivo desta planta. Ela exmplica que sua primeira pimenteira era bonita e dava frutos, mas não demorou a murchar e morrer. Agora na segunda planta, os sintomas reapareceram. “Procurei na internet por ajuda e achei dicas de todos os tipos, mas o consenso é de manter no sol e regar constantemente. O problema é que continuando dessa forma, ela não vai durar muito tempo”, comenta a estudante.

Ela diz que a planta dá mais vida e cor ao ambiente onde fica. “Dizem que filtra a energia ruim. Pode até não ser verdade, mas só o fato de acreditar nisso já vale”, diz Bruna.

como cuidar da pimenteira pense imóveis

Para cuidar da planta, é preciso primeiro saber o quanto regar. “As regas devem ser regulares sim, mas o ideal é retirar o prato do vaso. A pimenteira não gosta de ficar encharcada mas se deve evitar que a terra fique completamente seca, o ideal e manter a terra sempre úmida”, explica Andréia.

Sobre a exposição ao sol, segundo a profissional, a planta deve ficar exposta ao menos um período do dia seja manha ou tarde. O ideal é quatro horas de exposição.

Fique atento: depois de dar frutos, ela começa a murchar cada vez mais. “O processo de frutificação exige muita energia da planta e, portanto, após sua frutificação o ideal é realizar o replantio, a poda de galhos e folhas secas ou mortas, adubar e manter as regas diárias”, orienta.

Leia mais
>> Plantas que ajudam a proteger o lar
>> Tipos de planta para ter no apartamento
>> Qual o fertilizante certo para as plantas

Fonte: Pense Imóveis
Comente: