Casa recreativa para crianças é feita com material reciclável

Espaço construído por pais e professores em Joinville tem teto feito de pneus de caminhão, paredes de madeira de reflorestamento e móveis de garrafas PET

O Centro de Educação Infantil Alegria de Viver, no bairro Paranaguamirim, em Joinville (SC), inovou ao fazer uma casinha para as crianças brincarem. Ela é de verdade, mas tem teto feito de pneus de caminhão, paredes de madeira de reflorestamento e móveis de garrafas PET. A casa foi construída por professores, pais, comunidade e até pelas crianças, que colaboraram no processo enquanto aprendiam sobre ecologia, sustentabilidade e acessibilidade.

casa pet recicláveis pense imóveis

A ideia partiu da professora Renata de Assis Pereira, que em 2010 dava aula para a turma do primeiro período, onde havia uma criança com dificuldades de locomoção. “O andador não cabia na casinha que temos, então comecei a pensar em uma solução para atender às crianças”, lembra a professora. O que era para ser um projeto de acessibilidade logo entrou também no setor da sustentabilidade e tornou-se uma casa de 16 metros quadrados com rampa, custo zero e ecologicamente correta.

Foram utilizadas cerca de 3.500 garrafas PET para a construção da casa, todas elas doadas pelas famílias dos alunos. As telhas fabricadas com pneus e as madeiras de reflorestamento foram doadas por empresas da cidade. Para se ter uma ideia, as madeiras têm um custo de R$ 2 mil. Os móveis de garrafas PET foram produzidos pelas mãozinhas dos alunos, em sala de aula. A montagem do espaço ficou para os adultos. “Eu acompanhei tudo de perto”, conta Hélio Passos, pai de aluno.

Leia mais
>> Dez dicas para tornar sua casa mais sustentável
>> Casa com projeto auto-suficiente
>> Madeira de plástico é alternativa
>> Edifícios com etiqueta verde

Fonte: A Notícia
Comente: