Conheça os utensílios essenciais para a cozinha de um chef

Renomado chef Mamadou Sène ajuda você a equipar sua casa. Confira a lista

Você gosta de se aventurar no mundo na gastronomia doméstica? Não sabe que utensílios comprar e para que serve cada um? Pois o renomado chef senegalês Mamadou Sène, professor de gastronomia do Senac-RS, vai ajudá-lo, selecionando alguns apetrechos com os quais um bom chef não vive sem. Confira a lista e prepare-se para equipar sua cozinha com a ajuda do Pense Imóveis 

conheça os utensílios que um chef não vive sem
















Mamadou Sène ministra cursos no Senac RS desde 1997

A primeira dica do profissional é não se preocupar em comprar tudo de uma vez. Alguns utensílios de melhor qualidade são caros. Segundo Mamadou, o ideal é escolher bons produtos e ir montando seu kit de chef aos poucos.

Além de ter o equipamento certo, é necessário saber como se agir na cozinha. "A gente começa pelo bê-á-bá mesmo", explica o chef senegalês. Por exemplo, a pessoa precisa saber como segurar a faca, como posicionar a mão na hora de cortar alimentos, como se corta legumes, como se corta as diferentes carnes, o que é fritar e o que é grelhar.

Se você já conhece um pouco de gastronomia e quer equipar sua cozinha, confira abaixo os utensílios selecionados pelo chef Mamadou Sène.

Panelas
Tenha panelas de diferentes tamanhos. Pelo menos uma pequena, uma média e uma grande. De preferência às panelas de aço inox com fundo triplo que distribuem o calor uniformemente e mantêm esse calor por mais tempo que as de alumínio. O cozimento é mais rápido e uniforme.

Frigideiras
As frigideiras também devem ser de diferentes tamanhos. O ideal seria uma pequena, uma média, uma grande e uma para fazer panquecas e omeletes. A frigideira deve ser de teflon, material antiaderente, resistente ao calor e à corrosão.

Facas de corte
Um bom chef deve ter um conjunto de facas com, no mínimo três: uma de legumes, uma para desossar e outra grande (faca do chef). O ideal é guardá-las em maletas ou em bolsas feitas especialmente para isso. É importante que após cada uso, as facas sejam muito bem higienizadas e secas.

conheça os utensílios que um chef não vive sem

Tábua de corte
Prefira as de polietileno às de madeira, que são mais anti-higiênicas. Se possível, compre tábuas de diferentes cores para diferentes alimentos. Exemplo: a tábua vermelha serve para as carnes vermelhas, a amarela, para aves; a verde, para legumes e hortaliças. Se você só puder ter uma, escolha uma branca.

Batedor de arame
O batedor de arame, ou fouet, é feito de grosso arame em espiral cônica, unido por um punho. Serve para bater claras, mousses, chantilly; preparar molhos e caldas e têm diferentes tamanhos.

conheça os utensílios que um chef não vive sem

Descascador de legumes
Como o próprio nome diz, o utensílio descasca legumes. Tira as finas cascas de batatas, chuchu ou pepino com mais rapidez e eficácia.

Garfo de dois dentes
Esse garfo com cabo comprido e dois dentes grandes serve para manusear a carne e, com uma boa faca, ajudar a cortá-la.

Kit de bowls
São as famosas tigelas redondas. Dê preferência paras as feitas de aço inox, que não retém os sabores dos alimentos e podem ser levadas ao freezer ou usadas para aquecer em banho-maria. O bom é ter um kit com uma tigela pequena, uma média e outra grande.

conheça os utensílios que um chef não vive sem

Peneira
Uma peneira em aço inox e outra daquelas tradicionais com tela são suficientes. Se você quiser investir mesmo, pode adquirir uma chinois, peneira em forma de cone utilizada na preparação de molhos para conseguir um creme liso e homogêneo.

Chaira
Tipo de pedra para afiar e amolar facas. Geralmente vem em hastes de aço inox e cabos com proteção antibacteriana.

Leia mais:
>> Tendência na decoração por cozinhas americanas
>> Cada coisa em seu lugar e tudo na geladeira
>> Cozinha para quem tem vocação gourmet
>> Monte uma cozinha com orgulho geek

Comente: