Saiba como posicionar a TV e o home theater na sala para não prejudicar a saúde

Se a distância entre o sofá e o televisor ou o espaço entre as caixas do home theater não forem respeitadas, podem ocorrer danos à visão e à audição

Quase todo mundo quer ter um cinema em casa. Quanto maior a televisão, melhor. E não só a TV. Ter um home theater, com suas potentes caixas de som, é melhor ainda. Poucos sabem, no entanto, que é preciso estar atento às dimensões da sala na hora de comprar estes aparelhos eletrônicos. Se a distância entre o sofá e a TV ou o espaço entre as caixas do home theather não forem respeitados, a saúde da pessoa pode ser prejudicada.

Divulgação
















Para uma melhor distribuição da imagem e do som, a TV deve ser instalada em frente ao sofá


Distância TV x sofá
A arquiteta Sandra Diniz explica que existe uma regra básica que ajuda a determinar o tamanho da TV em relação à distância desta em relação ao sofá.  A disposição errada dos aparelhos eletrônicos na sala pode causar danos à visão e à audição.

"É recomendado que, para TVs de 32 polegadas, seja respeitado o limite de três metros. Se o aparelho for de 40 polegadas, o ideal são três metros e meio. Televisões com 52 e 60 polegadas devem ter quatro e cinco metros de distância do sofá, respectivamente", diz.

Divulgação















As profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura recomendam colocar a caixa responsável pela vibração do som no piso


Home theater e caixas de som
Os cuidados também são importantes na hora de instalar o home theater. "Esse aparelho é composto por cinco caixas com funções distintas. A distância entre aquelas de pares deve ser simétrica, assim o som chegará de forma simultânea, sem distorções. Já a central, deve ser instalada de frente para o ouvinte. O mais indicado é que esteja sobre a TV", recomenda Sandra Diniz.

Divulgação 
















Para que o aparelho de TV crie o efeito esperado a decoração do espaço também deve ser observada


As arquitetas da Faleiro Guerra, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra, reforçam que o sistema de som deve ser posicionado corretamente para que a sonorização esteja em harmonia. Caso contrário, além de não conseguir aproveitar a máxima qualidade do aparelho, pode ocorrer: cansaço nas vistas, (incluindo hipermetropia ou astigmatismo), dores de cabeça, problemas de postura, perda de atenção, sonolência, estresse, fadiga e diminuição gradativa da audição.

Para evitar estes problemas, a sala deve estar configurada da maneira correta. "A sala deve permitir um layout em que o televisor e o home theater estejam localizados em frente ao sofá para melhor distribuição da imagem e do som”, destacam Patrícia e Roziane. "O painel ou estante deve ter altura suficiente para a instalação desses equipamentos, evitando móveis muito baixos", completa Sandra.

Decoração também influencia
Além da área da sala, a decoração também deve ser observada na hora de comprar esses eletrônicos. "Se o ambiente possuir sistema que evite ecos, o som terá mais qualidade. A claridade também deve ser controlada por meio de persianas ou cortinas. O ideal é que o espaço não seja totalmente claro nem muito escuro", finalizam Roziane e Patrícia.


Leia mais:
>> Tudo sobre home theaters: potência das caixas de som não deve ser o único critério de escolha
>> Equipamentos de áudio e vídeo permitem criar um cinema em casa
>> Escolha a poltrona certa para seu home theater
>> Quais as diferenças entre a TV LED e a TV LCD?
>> Onde posicionar a TV LCD

Comente: