Veja como decorar um pub e monte um em casa para celebrar o St. Patrick's Day

O St. Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, é uma comemoração tradicional na Irlanda. A cerveja é uma das protagonistas dessa festa, assim como os tradicionais pubs irlandeses

No dia 17 de Março é comemorado o Dia de São Patrício, ou melhor, o St. Patrick's Day. A celebração, de origem religiosa, surgiu na Irlanda como uma homenagem ao padroeiro do país, o São Patrício, que morreu no dia 17 de março. Além da Irlanda, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos também têm a tradição de comemorar a data.

Divulgação

A cerveja é uma das protagonistas dessa comemoração, assim como os tradicionais pubs irlandeses. Para marcar o Dia de São Patrício, que a cada ano fica mais popular, o Pense Imóveis conversou com a arquiteta Aline Fuhrmeister. Responsável pelo projeto do Dado Pub Bela Vista, ela falou sobre a decoração do local e deu dicas para quem quer ter um pub em casa.


Inspiração irlandesa
Não podia ser diferente. Para criar o projeto do Dado Pub, Aline Fuhrmeister se inspirou, principalmente, nos pubs irlandeses. Perfil carregado, muita madeira, cores fortes e iluminação pontual são algumas das referências utilizadas.
"Utilizei muita madeira, sofás estofados em couro, detalhes em capitonê, cores marcantes e piso de ladrilho hidráulico", conta.

Divulgação


Ambiente do Dado Pub Bela Vista


A parte interna do estabelecimento foi concebida em parceria com a decorada Fernanda Bertaso. Aline explica que as duas trabalharam bastante com a personalização de peças. A madeira, uma das protagonistas da decoração, aparece no piso em taboão em diferentes tamanhos, nos revestimentos das paredes e pilares, nas vigas junto ao forro e em outros detalhes.

Divulgação

Aline usou tijolo à vista no bar do Dado Pub


Sofás e cadeiras em vermelho e paredes em verde marcam o uso de cores fortes. No bar foram utilizados tijolo à vista e elementos em latão. Quadros negros e outros elementos decorativos, como o sino, completam a decoração.

Divulgação


Sofás e cadeiras em vermelho e paredes em verde

Peças personalizadas
Aline e Fernanda trabalharam com muita personalização. Peças de ladrilho hidráulico ganharam o logotipo da casa, mesclado com peças padrão. O logotipo, em tecido, também está nas paredes de acesso aos banheiros. Imagens relativas à cerveja estão impressas em almofadas com tecido tipo juta.

Divulgação
















Projeto de Aline tem muita madeira, cores fortes e iluminação pontual

"Fizemos quadros de diversos tamanhos, com molduras diferentes, todos com imagens referentes ao grupo Dado Bier e as cervejas. Numa das paredes foi feita uma pintura especial, que mostra o processo de preparo da cerveja", conta Aline. "É um projeto pensado nos mínimos detalhes, até porque a riqueza de detalhes que dá o tom num legítimo pub irlandês", completa.


Pub em casa
Aline Fuhrmeister explica que, na decoração de um bom pub, não pode faltar uma decoração marcante e uma iluminação aconchegante. Segundo ela, é possível sim se montar um "minipub" em casa, só é preciso levar em consideração algumas coisas: "Gostar de chope! Estar de acordo com o perfil da família e ter espaço para uma bancada com bancos altos", diz a arquiteta.

De acordo com Aline, a cobertura, quando existe, é um bom local para se montar o pub. "Normalmente são espaços mais descontraídos, em que se pode ousar ou brincar um pouco mais com a decoração", diz ela. Para quem mora em casas, a alternativa é uma área externa, tipo um gazebo.

"Quando não existe esta possibilidade, pode funcionar no living, mas neste caso é preciso ter atenção ao restante da decoração, para que o home pub mantenha a mesma linguagem", completa.

Outra ideia é transformar o bar junto a uma churrasqueira em pub. "A maioria das casas e apartamentos daqui do sul tem uma churrasqueira e uma bancada próxima. Com isso já é possível montar um mini pub", afirma a arquiteta. Ela salientou que a decoração não precisa ser necessariamente ser tão carregada, para que se tenha um pub em casa.

Barzinho tradicional x pub
A grande diferença entre o tradicional barzinho com banquetas e um pub doméstico, explica Aline, está no uso de uma chopeira e na ambientação. "Para mim, ter a chopeira (no pub em casa) é o diferencial, apesar de não ser necessário", afirma ela. Além da chopeira, um pouco de madeira e toques que combinem com a decoração do imóvel também ajudam.

Divulgação

Chopeira em alumínio para 6,6 litros por R$ 139,90 nas Americanas.com



"Atualmente é possível ter chopeira de uso doméstico e a torneira é um elemento decorativo muito marcante no perfil pub. Quanto a ambientação, acho que a decoração carregada tem perfil mais comercial, então deve haver uma adaptação de projeto. Mas uso de madeira, nem que seja em detalhes é essencial", finaliza a arquiteta.

Divulgação



Chopeira elétrica com duas torneiras por R$ 3.749 nas Americanas.com


Leia mais:
>> Como montar um bar em sua casa
>> Bares vivem o rock na decoração
>> Decoração de bar com tempero uruguaio
>> Que tal uma adega em casa? Conheça as opções

Fonte: JANICE SCALCO
Comente: