Mudanças no setor elétrico podem reduzir as tarifas de energia em 10%

Em 2015, 67 usinas hidrelétricas terão suas concessões vencidas, o que representa 18,2 mil megawatts, além de usinas térmicas, distribuidoras e linhas de transmissão

O presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, disse na terça-feira, 8 de maio de 2012, que poderá haver uma redução nas tarifas de energia de até 10% com a renovação das concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015. "Nós fizemos simulações e a redução pode ser de até 10%, dependendo das premissas e dos critérios que serão utilizados."

Hübner disse que espera que a proposta sobre o destino das concessões que estão vencendo seja concluída pelo governo até o fim deste mês e poderá incluir requisitos de qualidade que deverão ser cumpridos pelas distribuidoras.

Em 2015, 67 usinas hidrelétricas terão suas concessões vencidas, o que representa 18,2 mil megawatts, além de usinas térmicas, distribuidoras e linhas de transmissão. De acordo com a legislação vigente, com o fim das concessões, as usinas devem passar por novo leilão, mas o governo pode mudar a lei e prorrogar os atuais contratos.


Leia mais:
>> Copom reduz para 1,3% projeção de reajuste de energia elétrica em 2012
>> Consumo de energia elétrica cresce quase 4% no primeiro trimestre de 2012
>> Medidas para baixar de vez a conta de luz
>> Como economizar energia elétrica com a TV

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
Comente: